top of page
  • Foto do escritorMB Produz

Faça você mesmo (DIY): Ideias criativas e baratas para decorar seus ambientes

Bateu aquela vontade de decorar, mas você não tem dinheiro para comprar os artigos de decoração? Calma, que vamos iluminar suas ideais para você ter aquela decoração linda, gastando pouco. E o melhor do “Do It Yourself” é que você pode deixar tudo com a sua cara.



Você quer ter aquele sofá pra assistir filme largado(a) ou chamar a galera pra assistir ao campeonato de futebol? Ou o que acha de balanço dentro de casa? Que tal o sofá ou um balanço feito com paletes e almofadas? Não é difícil encontrar os paletes. Você pode encontrar em madeireiras ou indústrias que descartam esse tipo de material. Às vezes é só lixar e passar um verniz para proteger a madeira e está pronto! As almofadas você fazer com algodão ou sobras de tecido.


Além de reciclar e contribuir com o meio ambiente, você estará fazendo um sofá novinho e bem confortável.




Aquela caixa de leite ou de cereal pode virar um lindo porta-lápis, porta-revista ou uma capa de caderno novinha! Já pensou nisso? É só lavar a caixa, recortar direitinho com um estilete e encapar com tecido ou papel adesivo. Se quiser pode colocar ainda algumas divisórias com o papelão que sobrou.


Mas cuidado para não se machucar. Se precisar, não hesite em pedir ajuda.




Os fios de arame são bem legais para criar um lettring, hoje uma modinha da decoração em que a arte é escrever caprichando nas letras. A ideia é ir moldando o arame para sair da forma que deseja. Tem gente ainda que consegue fazer esculturas com o arame. É muito talento!





Os caixotes de feira podem ter mil e uma utilidades. Você pode fazer uma fruteira, nichos ou quem sabe até a cabeceira da cama. Aqui você pode usar como uma decoração mais rústica, se utilizar um tom de verniz mais escuro ou você pode dar o acabamento lixando e pintando com uma cor mais clara, como branco, para ajudar na lumisonidade do ambiente e dar um toque um pouco mais sofisticado.




Os palitinhos de sorvete podem até passar despercebidos, mas com a criatividade vão deixar o ambiente lindo e inovador, pois são bem versáteis. As ideias acima são para nichos, porta-lápis ou esmalte.


É bem simples: pegue os palitos e cole as pontinhas com cola quente, fazendo o formato que desejar. Pode ser um quadrado, um hexágono ou um triângulo. Depois é só repetir o processo até chegar o tamanho que você acha legal. Por fim, é só colar algum enfeite, como lacinhos, adesivos ou pedrinhas.




Com as garrafas de vidro você tem ótimas ideias para utilizar como vaso de flor ou abajur.

Para os vasos, você pode colar aquelas cordinhas que são finas ou bartbante com cola quente que fica bem charmoso. Se quiser, pode pintar a garrafa com tinta acríla ou tinta spray.


Já para o abajur, você tem que que ter um pouco mais de cuidado, porque precisará furar a garrafa e a rolha com furadeira para passar o fio. O ideal é que vá à um vidraceiro para fazer o furo bem rente ao fundo. Depois você vai precisar de 5m de fio paralelo de cristal para introduzir nos furos e um porta-lâmpada, colar o porta-lâmpada com cola de silicone para firmar e pronto! Só cobrir com a cúpula de abajur. Você pode colocar algumas de luzes de led dentro da garrafa para dar um charme ainda maior, ao invés de fazer o abajur propriamente dito.



Com os canos de PVC você pode criar estruturas de suporte para uma mesinha ou luminária, como nas ideias acima. Basta colar os canos e pintar e a estrutura está pronta para uso.




Sabe aquela escada que está ali escondida em um espaço a parte da sua casa? Você pode reformar e fazê-la de prateleira, pendurador de revistas e toalhas, quem sabe, um guarda-roupas?




Você está precisando rebocar a sua parede feita daqueles blocos sem graça? Pinte-os e use como vaso! Você vai economizar muito aqui com a mão de obra e ainda vai deixar o jardim lindo. Uma dica é se informar nas casas de material de construção qual a melhor tinta para utilizar nesses blocos, para que a durabilidade seja maior. Lembrando ainda que em regiões mais quentes, como no norte e no nordeste do Brasil, a tinta pode ser absorvida mais rapidamente, por isso é importante saber qual a tinta ideal.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page