top of page

Dicas de decoração para ambientes pequenos

Ambientar ambiente pequeno pode ser algo um pouco difícil justamente devido à falta de espaço. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem contribuir para aproveitar mais o espaço e deixar o ambiente bem confortável.


1 - Mude as coisas de lugar


Outro problema que os ambientes pequenos têm é a monotonia da decoração. Por isso, mude as coisas de lugar. Posicione as coisas de forma que você possa alterá-las futuramente, pois você pode acabar enjoando com o tempo.


Uma dica do que você pode mudar são as fotografias, os quadros, objetos de decoração que ficam em cima de algum móvel, poltronas, mesas de centro, etc pois são móveis soltos e mais fáceis de mudar.



2- Não sobrecarregue uma área


Parece um pouco contraditório pois o ambiente já é pequeno e não tem muitas opções, mas a ideia é não concentrar tudo em uma área específica.


Um exemplo é aquele ambiente em que você costuma receber as pessoas. Então, é possível colocar um sofá de dois lugares na sala, alguns banquinhos na cozinha, um puffzinho na varanda, de repente se tem um pequeno espaço na sala, uma poltrona de lado... e assim, quando tiver com várias pessoas em casa, você não vai ficar com elas amontoadas em uma área específica.





3- Esconda sua bagunça com classe


O problema da bagunça em espaços pequenos é que você vai jogando pra tudo quanto é lado, e quando vai ver, a casa inteira está desorganizada. Então, quanto menor o espaço, mais organizado(a) você precisa ser.


Uma boa ideia é utilizar de nichos, cachas organizadoras, ganchos e outros produtinhos organizadores que já demos aqui algumas dicas.


E atenção para a área da entrada da casa: aquele é um lugar em que a gente tem costume de chegar e soltar bolsa, chaves casaco... e onde ficam esses objetos é normalmente em cima da mesa ou em cima do sofá. Então faça um cantinho com ganchos para pendurar bolsas, casacos e uma caixinha para guardar as chaves, que tudo isso já vai ajudar na decoração.



4- Escolha peças que sejam visualmente leves


Tampos de mesas de vidros, espelhos, transparência em geral, móveis de acrílico podem ser ótimos aliados para decoração em ambientes pequenos.


Prefira usar persianas ao invés de cortinas de tecido, pois estas deixam o ambiente com o aspecto mais pesado e persiana pelo contrário, já deixa uma leveza, pois a luz consegue transpassar pelas superfícies e dá a impressão de um ambiente mais amplo.



5- Invista em móveis sob medida


Os móveis sob medida podem sair um pouco caros, mas às vezes é a única solução para o ambiente pequeno. Isso porque é possível ter dificuldades de encontrar móveis prontos na medida ideal daquele espaço que você tem “sobrando” na sua casa. Por isso, você pode contar com ajuda de um bom marceneiro para poder colocar ali um móvel e resolver o problema, parecendo que o móvel foi feito para aquela parede.



9 visualizações0 comentário
bottom of page