• MB Produz

As cores nos ambientes e o bem-estar


Você já ouviu falar em psicologia das cores? É o efeito que as cores podem causar no nosso cérebro e provocar algumas reações dos sentidos. Sabe aquela coisa do “vermelho e amarelo provocam fome”? Pois é sobre isso que trataremos nessa matéria.



A questão das cores e seus efeitos são utilizados em muitos aspectos, principalmente no marketing e na decoração. No marketing, as cores na construção de uma marca devem estar associadas ao tipo de produto ou serviço que oferecem. Já na decoração, o papel fundamental das cores é proporcionar o bem-estar e a harmonia e por isso, para cada ambiente é legar ter uma cor mais específica para não prejudicar esses objetivos.


O azul por exemplo, traz a sensação de segurança, tranquilidade, harmonia e paz. Em sua variação de tons, é ideal para a sala ou quarto do casal e do bebê, pois estimula uma melhor qualidade no sono. O azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, sendo uma boa opção para escritórios e salas de estudo.


Já o amarelo transmite a sensação de um ambiente mais iluminado e jovial, ideal para ambientes mais escuros ou sem janela, e estimula também a concentração e energia. Em seu tom mais vibrante, funciona bem para escritórios, sala de estar ou até a cozinha.


Forte e marcante, o vermelho é uma cor que traz vitalidade e eleva a autoestima nas pessoas e nos ambientes. Na cozinha, aguça o paladar, instiga a fome e traz mais prazer no momento das refeições. A dica é mesclar diferentes tons para não sobrecarregar o espaço.


O verde transmite harmonia e tranquilidade e é ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Símbolo de pureza, equilíbrio e saúde, ainda promove a concentração, sendo indicado para salas de aula e de reunião.


Muito ligada à ideia de movimento, à comunicação e à criatividade, o laranja promove a sensação de calor e energia. É uma cor perfeita para escritórios, salas de estudos, de estar, hall de entrada e quartos de crianças e adolescentes. Também pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite.


O roxo remete à mudança, a meditação. Nos tons escuros, transmite a ideia de um ambiente luxuoso por sua aparência “aveludada”. Os mais claros, dão um efeito romântico e delicado. Combina bem com a sala de jantar, quarto, sala de TV, hall de entrada.


Cor do amor incondicional e da felicidade, o rosa é predominantemente feminino, está associado ao romantismo e transmite simpatia e delicadeza aos ambientes. O tradicional rosa é ideal para quartos de menina. Tons mais sóbrios são neutros e podem ficar bem em qualquer ambiente.


Muita gente acha o cinza uma cor sem graça, mas na decoração do ambiente, é uma boa pedida pois passa a ideia de equilíbrio, neutralidade e autocontrole. Combina muito bem com objetos de outras cores e não possui “restrição” para o uso.


O preto também é outra cor que combina com tudo! Traz a aquele toque de sofisticação ao ambiente e também pode adequar-se muito bem quando utilizadas em detalhes. Para as paredes, é indicado em ambientes maiores, pois tem a capacidade de diminuir.


Ligados à elegância e tranquilidade, os tons neutros são os coringas da decoração. São versáteis e dão liberdade para as combinações.

Por fim, mas não menos importante, o branco também é aquele carro chefe para qualquer combinação. É uma cor que traz consigo a claridade e a sensação de limpeza bem como de um ambiente mais amplo ou luxuoso, quando todo branco.


Essas são algumas dicas pra você proporcionar ainda mais o bem-estar nos ambientes em que vive, mas nada te impede de abusar na criatividade para combiná-los da forma que quiser!


#Decoração #PinturadeParede #Cores #Ambientação #Criatividade #Sensações #Harmonia #Paredes #Desing #BemEstar #BoninaDecor


3 visualizações

MENU

POLÍTICAS

INSTAGRAM

FORMAS DE PAGAMENTO